Monday 26 May 2014

Life in the fast lane

Ontem fui atropelado por uma mota...

Dito assim,num registo de normalidade nao levantaria grandes questoes, ja que teria que ter sido na estrada, por falta de cuidado ou do motociclista, ou meu.

Aqui e diferente. As perguntas tais como "onde", "como foi", etc. ganham logo uma nova dimensao, porque ser atropeado por uma mota pode acontecer, literalmente, em qualquer lado. E quando digo em qualquer lado, e em qualquer lado mesmo, na estrada, no passeio, no jardim, em sentido contrario, ate dentro de um predio.

Tudo e possivel.

Aqui as regras de transito fucnionan de maneira diferente. Para as bicicletas e motas, basicamente nao ha regras, andam por todo o lado, como se fossem mosquitos a volta de um candeeiro no meio do verao.

E preciso muito cuidado, em qualquer lado da China, com o transito. As passadeiras sao apenas decoracoes da estrada. Nao tem qualquer utilidade pratica aqui. Ninguem as respeita. E como se nao existissem. Fico ate com a impressao que a maior parte dos condutores nem sabe bem o que sao, ou para que servem. Os semaforos ja impoem mais algum respeito, mas mesmo assim nem sempre.

Por isso, ao sair a rua em Shanghai por favor, tenham cuidado. Todo o cuidado e pouco. E nao digo isto por estar a ficar velho. E mesmo assim. Senao sao atropelados pr uma mota, enquanto caminham no passeio!


2 comments:

  1. e a mota, fugiu? assinas te a declaração amigável?

    ReplyDelete
  2. Olá Filipe, obrigada pelo comentário que deixaste no meu blog :)
    Por acaso ser atropelada por uma mota é uma experiência pela qual, em 9 meses, ainda não passei, mas todos os dias acho que vai ser o dia, uma vez que a probabilidade é mesmo muito alta, eheh!
    Boa continuação neste país espectacular :)
    Joana

    ReplyDelete