Friday 16 May 2014

Jeito Lago

Nao, nao e uma traduccao feita atraves do Bing.

E o famoso jet lag mesmo. Passado um mes de estar aqui continuo a sentir os efeitos da redondez da terra e das descobertas de Galileu.

Sempre que estive (para mim agora) do outro lado do mundo, me fascinou a vida deste lado. O que seria que as pessoas estariam a fazer, enquanto eu dormia. Sera que exisia mesmo um mundo que funcionava durante as silenciosas horas da minha noite?

E como seria a vida naquele lugar que nao sei onde e, naquele momento. Fartava-me de pensar: sera que neste preciso momento alguem esta a atravessar a rua, a beber um cafe, a dar um "pumzito" as escondidas? E para mim era quase impensavel tentar imagnar isso, porque devo ser muito egocentrico e acho que tudo o que acontece e a  volta do meu campo sensorial....

Enfim, ja ca estou deste lado, ja sei o que as pessoas fazem aqui enquanto se dorme ai. Agora ja e diferente porque eu ja sei o que se passa, por isso essa duvida ja nao existe para mim.

E, passado um mes de aqui estar, sinto que o meu corpo e a minha cabeca ainda nao se habituaram a esta mudanca. E como se de repente te pusessem a vida de pernas para o ar. As vezes tenho sono, e nao e suposto, outras nao e nao e suposto.  O mesmo com a fome, e com a energia. Mas e normal.

Tambem, chego a conclusao que o jet lag residencial e diferente do jet lag turistico. O residencial nota-se mais tarde, pelas 20h00! Nao, o residencial nota-se a medida que o tempo vai passando. E o genuino jet lag. Acho que deve ser um processo de 3 meses, ate estar tudo normalizado.

Quando se e turista nao ha tempo para os luxos do jet lag, e por isso nao se nota tanto, a menos que a estadia seja superior a 3 semanas. Ai o cansaco acaba pr vencer. O jet lag do turista para mim e um mito, nao existe.

Por isso, quem estiver ca, recem chegado, para ficar....nao, nao estao com gripe nem mononucleose, nem gripe das aves, nem nenhuma outra doenca tropical desconhecida. O corpo e feito de habitos e esses habitos demoram a ser convenceidos por outros habitos.

Tenham paciencia.

No comments:

Post a Comment