Monday 28 July 2014

De bu dui.....

A medida que vou acumulando sabedoria asiatica vou sendo capaz de reunir alguns conselhos que se calhar podem ser uteis a quem aqui pise terra. Estou aqui ha quase quatro meses. Nao e nada. Mas ja da para saber algumas coisas....

O que tenho para dizer, para ja, sobre os dont's desta terra, e o seguinte:

- Nao fiquem doentes na China. Saude e essencial. Se nos queixamos do sistema de saude na terrinha, nao queiram, nunca, conhecer os meandros do sistema de saude aqui. Nao tem descricao. Horas interminaveis de espera nos hospitais, nao ha medicamentos eficazes, ninguem fala ingles, enfim, uma coboiada.

- Facam sempre um seguro de viagem generoso que cubra imprevistos. Eu noo fiz. Eu fiz mal.

- Nao comam, por regra, nas barrquinhas de rua. Nao e seguro. O meu estomago e de ferro e eu nao me atrevo. Mas se o fizerem, sera com um desejo escondido de conhecer o tal sistem de saude fantasma de que falei acima.

- Tenham cuidado com a validade do visto. Se, por acaso, deixam passar o prazo do visto, arriscam-se  ir dentro, ser expulsos e banidos do pais, e a pagar altas multas. E, quando digo altas, nao e calao, e mesmo altas em quantidade de RMB.... Palavra de Doc

- Nao vao atras dos tipos que vos convidam a ir a casas de cha.... Para alem de vos limparem as carteiras sob o olhar atento do Big Bubba la do sitio, encontrarao tudo menos o dito...

Vou recolhendo....

No comments:

Post a Comment